· A empresa
· Área de Atuação
· Cases
· Contato
· Conheça o sistema
· Dicas importantes
· Download
· Dúvidas frequentes
· Conceitos técnicos
· Manual do usuário
· Recursos
· Tutoriais
· Notícias
· Outros Softwares
· Parceiros
· Privacidade
 
 



Dicas de Uso

 

Recomendamos a leitura das dicas presentes nesta seção para evitar problemas na criação de torneios com o SoleCorp Sports Manager, pois, apesar do sistema propiciar uma quantidade imensa de variantes de fórmulas de disputa, algumas delas podem não ser as ideais para determinadas situações. Lembre-se, porém, de que todas as situações aqui expostas podem ter suas exceções.

:: Salvar seu torneio sempre que modificar placares

:: Adequar o formato ao tipo de evento (e de modalidade)

:: Criar copas com formatos simples de entender e participar

:: Evitar criar formatos "sem sentido" que prejudiquem o evento

:: Classificar os participantes para a 2ª Fase de maneira "equilibrada"

:: Formatar corretamente um play-off de Fase Final

:: Usando o "W.O." e o "Duplo W.O."

:: Aproveitando as teclas de atalho no gerenciamento de torneios

 

 


:: Salvar seu torneio sempre que modificar placares

O SoleCorp Sports Manager é um software como qualquer outro, sujeito a bugs e outros problemas, além de não ter salvamento automático de dados, de modo que é altamente recomendável que o usuário, sempre que fizer alterações consideráveis de placares, principalmente de uma fase para a outra, "salve" o torneio, para não perder as modificações, caso o software apresente algum problema ou o computador que estiver sendo usado deixe de funcionar por algum motivo, como travamento, defeito, queda de energia, etc.

Assim, o usuário deve habituar-se a usar o SoleCorp Sports Manager como usa qualquer outro software, como Microsoft Word®, Adobe Photoshop®, Corel Draw®, etc, sempre salvando seus trabalhos periodicamente e, principalmente, após modificações grandes e/ou trabalhosas, que podem dar "prejuízo" se forem perdidas pelos problemas descritos anteriormente.



:: Adequar o formato ao tipo de evento (e de modalidade)

Tenha sempre em mente que, mesmo podendo escolher entre diversas formatações diferentes, o ideal é sempre que o torneio criado siga as características e padrões da modalidade em questão. Assim, se você vai usar o SoleCorp Sports Manager para gerenciar um evento de artes marciais, por exemplo, que é um esporte disputado tradicionalmente em chaves (mata-mata), não é aconselhável que realize seu torneio no formato de liga (todos-contra-todos), salvo exceções previstas em regulamentos específicos.

O mesmo vale para os recursos que o SoleCorp Sports Manager propicia ao usuário, tais como copas mistas, complexas e etc. Procure sempre informar-se acerca das tradições do esporte ou modalidade em questão, para saber quais os modelos de competição melhor se adequam ao seu caso.


:: Criar copas com formatos simples de entender e participar

Apesar do SoleCorp Sports Manager propiciar a criação de praticamente qualquer tipo de formatação de torneio, recomendamos sempre que, na medida do possível, o usuário evite fórmulas mirabolantes com diversas fases preliminares e fases finais com poucos participantes, pois, além de complicar o gerenciamento do torneio, a fórmula "exótica" dificulta o entendimento, por parte dos participantes e de eventual público, e prejudica o acompanhamento. Além disso, um torneio com muitas fases e poucos classificados para um eventual play-off final, diminui o interesse dos participantes ao longo da competição.

Assim, as tradicionais fórmulas utilizadas, como a) grupos pequenos na 1ª Fase e um play-off na fase final, b) chave mata-mata do início ao fim e c) campeonato do tipo todos-contra-todos, são as mais eficientes, fáceis de acompanhar e de gerenciar, mantendo o interesse dos participantes e dos demais envolvidos, do início ao fim.


:: Evitar criar formatos "sem sentido" que prejudiquem o evento

Para propiciar ao usuário criar torneios dos modos mais criativos possíveis, o SoleCorp Sports Manager deixa em aberto a possibilidade de formatar os torneios de centenas de maneiras possíveis, mas deve-se sempre procurar evitar a criação de fórmulas "sem sentido".

Por exemplo, não faz sentido formatar um torneio de modo que na 2ª Fase, um ou mais grupos tenha menos participantes que os demais. Deve-se ajeitar os grupos e número de classificados por grupo da 1ª Fase, de modo que na fase seguinte todos os grupos sejam iguais. Pode-se, para isso, utilizar o sistema de "Índice Técnico" (ver seção Conceitos Técnicos para maiores detalhes) ou simplesmente formatar a 1ª Fase calculando o número de classificados para se chegar a uma quantidade ideal.

Também não se deve fazer com que todos os participantes da fase inicial classifiquem-se para a 2ª Fase, já que a intenção na divisão de uma copa em duas ou mais fases é justamente eliminar, na passagem de uma fase para a seguinte, alguns dos participantes. Se o desejo é que todos participem do início ao fim, deve-se criar uma liga (todos-contra-todos).


:: Classificar os participantes para a 2ª Fase de forma "equilibrada"

Se você cria um torneio com vários grupos de participantes, procure classificar para a 2ª Fase, na medida do possível, a metade dos integrantes do grupo. Assim, por exemplo, se você tem um torneio com 4 grupos e em cada grupo existem 8 participantes, procure classificar 4 de cada grupo para a 2ª Fase. Se você cria um torneio com 2 grupos e em cada grupo você tem 4 participantes, procure classificar 2 de cada grupo para a 2ª Fase.

Variações de 1 classificado a mais ou a menos que a metade dos integrantes, são perfeitamente aceitáveis, porém não recomendamos, por exemplo, que em um torneio com grupos formados por 8 integrantes, classifiquem-se apenas 2 (pouco), ou classifiquem-se 6 (muito), mas, lembre-se, existem sempre exceções, dependendo da modalidade e das características do evento.



:: Formatando corretamente um play-off de Fase Final

Quando sua copa tem na Fase Final um play-off (mata-mata), é necessário que você classifique para esta Fase Final 2, 4, 8 ou 16 participantes, pois qualquer outro número de participantes no play-off acarretará um erro no seu torneio, e o SoleCorp Sports Manager impedirá o usuário de gerenciar essa copa.

Assim, é necessário adequar o número de classificados na fase anterior à final, para chegar-se a um dos números possíveis de participantes de um play-off (2, 4, 8 ou 16).

Por exemplo, se na fase anterior você tem 4 grupos, deve-se classificar 1, 2 ou 4 de cada grupo, assim teremos um play-off com 4, 8 ou 16 participantes, respectivamente.

Porém, se sua copa tem, por exemplo, 5 grupos na 1ª Fase, será necessário fazer o seguinte: ou classificar 1 de cada grupo e + 3 por índice técnico (classificando 8, portanto), ou classificar 3 de cada grupo e + 1 por índice técnico (chegando-se à 16). Com 5 grupos, não existe a chance de ter um play-off com 2 ou 4 integrantes apenas, visto que, caso classifique-se o mínimo de 1 por grupo, já ultrapassamos essas quantidades.

 


:: Usando o "W.O." e o "Duplo W.O."

Todo torneio esportivo está sujeito a ausência inesperada de algum participante, que, sem propiciar um jogo previsto, perde por W.O. para quem compareceu e seria seu adversário. Ou então pode acontecer de os dois participantes de uma partida faltarem, ocorrendo então o Duplo W.O. na qual ambos perdem o msmo jogo!

O SoleCorp Sports Manager possui recursos para que o W.O. seja usado em seus torneios, da seguinte maneira:

a) Em uma fase de grupos de um torneio com várias fases ou em um campeonato, simplesmente digite "D" em um campo reservado para placar, em uma partida na qual os dois participantes faltaram e ocorreu um Duplo W.O. para o Sports Manager colocar as siglas "W.O." em ambos os placares indicando que os dois perderam o jogo por ausência e vai atribuir 1 derrota a cada um deles na estatística do torneio;

b) Em uma fase final de um torneio com play-off ou em uma chave olímpica, digite "D" em um campo reservado para placar, em uma partida na qual os dois participantes faltaram e o Sports Manager vai atribuir Duplo W.O. a ambos, fazendo com que os dois sejam eliminados e, na etapa seguinte, apareça escrito "Duplo W.O." no local onde deveria estar o nome de um dos dois participantes;

c) Em caso de W.O. simples, onde apenas um dos participantes não compareceram, digite "W" no campo do placar referente ao participante que venceu o confronto por conta da ausência de um adversário e o Sports Manager atribuirá a vitória a ele pelo placar default (3x0), deixando na tabela, para fins de registro, as siglas W.O. nos campos dos placares, indicando que no jogo em questão um dos participantes não compareceu.

 


:: Aproveitando as teclas de atalho no gerenciamento de torneios

Durante o gerenciamento de um torneio, o Sports Manager oferece diversas teclas de atalho para que o usuário automatize algumas funções que seriam feitas manualmente. São teclas de atalho:

CTRL+(algarismo): ao pressionar a tecla CTRL e um número, estando o cursor dentro do campo de 'placar' na tabela do torneio, o Sports Manager preenche automaticamente, e randomicamente, os placares da tabela, para fins de simulação ou testes. O algarismo apertado representa o número máximo de escore a ser usado. Ex: CTRL+3 vai preencher os campos randomicamente com placares de no máximo 3x3.

ALT+(algarismo): igual o CTRL+(algarismo), com a diferença que o preenchimento automático e randômico vai ser feito apenas na rodada escolhida e não mais na tabela inteira.

CTRL+D: ao pressionar o CTRL e a letra D ao mesmo tempo, estando o cursor dentro do campo de 'data' na tabela, o Sports Manager preenche automaticamente toda a tabela com a data atual.

ALT+D: igual o CTRL+D, com a diferença que o preenchimento automático da data vai ser feito apenas na rodada escolhida e não mais na tabela inteira.

 
. Dica:


Faça o download do seu Manual do Usuário em formato PDF para leitura offline e conheça as funções disponíveis no programa. Será necessário ter um leitor de PDFs instalado em seu computador para poder abrir o arquivo do Manual do Usuário.

Download!
clique na imagem e
faça o download do
manual do usuário

Copyright © SoleCorp - Todos os direitos reservados